domingo, 15 de novembro de 2015

Passo 3

A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número.




O cálculo mental é considerado um conjunto de procedimento que cada indivíduo desenvolve mentalmente. São procedimentos apoiados nas propriedades do sistema de numeração decimal nas diferentes relações entre os números. O cálculo mental concede mais agilidade na hora de fazer as contas, e também permite uma segurança maior quando vai resolver uma situação problema. Essa capacidade é estratégia de desenvolvimento individual, e para a psicologia é uma capacidade do desenvolvimento cognitivo.
Quando a criança costuma fazer cálculo mental, ou seja, conta de cabeça, ela consegue resolver vários problemas ao mesmo tempo, ela aprende a fazer as estimativas pelo cálculo mental imaginando o resultado de uma conta só em olhar a escrita, assim como também, faz associação unindo as dezenas, centenas e milhar.
Um fator importante para o desenvolvimento do cálculo mental é o contato com os preços de mercadorias e as cédulas de dinheiro. Fazer compras com os pais vendo quanto custa cada objeto ajuda a criança começar fazer contas sem perceber. O cálculo mental começa a fazer parte do cotidiano da criança quando ela entra no mundo do consumo, logo ela se interessa pelo dinheiro e consequentemente à matemática.
Na escola, o professor deve desenvolver estratégias para o aluno aprender calcular mentalmente. Fazer conta de cabeça parece fácil, mas nem todos tem a mesma habilidade, e é essa habilidade que o professor precisa promover na criança, pois além de possibilitar o desenvolvimento da memória, aumenta a concentração e contribui com o domínio do cálculo escrito. Essa competência deve ser trabalhada, sem que o aluno fique sem os recursos do cálculo escrito, até porque eles estabelecem relações muito próximas. 
Uma forma eficaz para o professor desenvolver o raciocínio lógico no aluno é trabalhar com jogos ou brincadeiras. Usando a ludicidade, a criança compreende melhor, porque o concreto para ela tem significado e é gratificante aprender fazendo o que gosta , “brincar”.


















Bibliografia

O Cálculo Mental no Contexto Escolar: Uma Proposta de Atividade. Disponível em: <http://: www.pucrs.br/edipucrs/.../9DeBORADELIMAVELHOJUNGES.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário