domingo, 25 de outubro de 2015

Passo 4

Texto sobre a Proposta da Atividade


Lendo e Compreendendo a Matemática

No cotidiano, nos deparamos com vários momentos que utilizamos a matemática para solucionarmos alguns dos nossos problemas. Por isso, ao trabalharmos com as crianças, aplicamos algumas situações-problema relacionadas ao dia a dia deles.
A proposta do exercício de situações-problema foi elaborada e aplicada para alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de verificar o conhecimento já definido das crianças, fazendo relações entre a interpretação do texto e os números.
Com a representação da linguagem, a maioria das crianças fizeram o exercício de matemática e obtiveram total êxito na atividade. Uma pequena minoria teve um pouco de dificuldade na interpretação do texto, mas ao realizar pela segunda vez a leitura, puderam compreender a escrita para a resolução do problema.

Concluímos então que, antes de ter total domínio dos números, a criança precisa dominar e interpretar a leitura. A matemática em alguns casos é pura interpretação de texto, não basta apenas saber calcular as contas prontas. É preciso saber adicionar, subtrair, multiplicar e dividir com significado, entendendo o porquê da operação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário