sábado, 5 de setembro de 2015

Passo 3 (Equipe)  

Produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.   

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO

O aprendizado da matemática para crianças aparece quase que naturalmente em suas atividades e em todo o seu cotidiano.
Esse conhecimento prévio aparece naturalmente em decorrência de vários incentivos que ela recebe, sejam naturais ou não.
A partir dos estímulos é que a criança adquire a habilidade de classificar e dar nomes aos objetos que a cerca e então começa a aprender a contar. Esse rápido entendimento favorece as condições de construção dos números e é ela aprende de acordo com a habilidade de seriar, procurando-se o lugar de cada elemento em uma determinada ordem.
A primeira ideia que as crianças têm sobre quantidades é verificar pela comparação, onde a muitos ou poucos objetos. É fundamental que a correspondência um a um seja feita, pois essa é a percepção básica para atingir o conceito de número operatório.
Lembremos que as ações de quantificar e numerar acontece o tempo todo e para as crianças é algo aprendido com certa rapidez desde os primeiros passos. A coordenação de estruturas dadas as crianças como forma de estímulos pode variar de criança a criança, pode ser feita de várias maneiras através de jogos, atividades, brincadeiras e os materiais a serem usados para esse fim também podem ser: imagens, gravuras, objetos sólidos, utensílios do dia a dia etc.
Entre as ações (as primeiras operações) feitas pelas crianças serão por certo a adição que significa juntar, agrupar, e ou a conservação de objetos ou coisas das quais naquele momento tem uma determinada afeição isso tudo relacionado à faixa etária em que se encontra (ações naturais).
Inicialmente, agrega-se com mais naturalidade e facilidade às primeiras operações os objetos que façam parte do seu cotidiano como (desenho, figuras, brinquedos etc.)
A partir desse instante as primeiras contagens, passam a ser constituídas de forma mais rápida, mais a construção é sempre contínua e progressiva, sendo o conceito de quantidade o fundamento do pensamento quantitativo. Quantidade ou grandeza contínua são aquelas que não podem ser contadas e sim medidas.  é(água na jarra, leite, farinha etc.).
A aprendizagem toma a compreensão mais fácil para os próximos passos a serem aprendidos como: numeração, sequencia numérica e numerais e operações.
A matemática nasce por conta das quantidades. Número é a idéia de quantidades é transformar a ideia de ser número para ser numeral. Numeral é o registro dos números.
 O raciocínio matemático desenvolve um raciocínio específico do ser humano, pois estabelece regras.
Regras de dedução que caracterizam o raciocínio matemático são construídas aos poucos, à medida que as crianças interagem com seu meio ou com as pessoas que a cercam. É através das ações que a criança adquire conhecimentos porque o intelecto passa pelas mãos e é pelo toque que elas exploram e decodificam o mundo, através do seu próprio mundo.
Existem inúmeras atividades que podem ser destinadas a iniciação matemática.
A contagem feita com objetos (imagens ou sólidos) pode ser uma delas.
Exemplos:
Imagem com figuras
Passo I – contar a quantidade de figuras (total)
Passo II – contar a quantidade de animais e não animais.
Objetivos: números, quantidade e grupo.
Imagens de bolas (10 imagens de bolas de variadas cores)
Passo I – Contar a quantidade de figuras (total)
Passo II – Contar a quantidade de bolas separando-as por cores.
Objetivos: Números, quantidades e grupos por cores.

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