sábado, 26 de setembro de 2015

Passo 2


Pesquisar, em livros didáticos, atividades que utilizem o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais.

ATIVIDADES 


Atividade 1


Fazendo experiências no ábaco para o processo de construção das operações de adição e subtração.


Realize no ábaco o que é pedido descrevendo cada procedimento realizado. (Lembre-se que todos os procedimentos devem ser realizados da direita para a esquerda).



A) Retire uma unidade. Quanto ficou?
B) Retire uma unidade. Quanto ficou?
C) Retire uma unidade. Quanto ficou?
D) Acrescente uma unidade. O que aconteceu?
E)  Acrescente uma unidade. Qual o total?
F) Acrescente uma dezena. E agora o eu aconteceu?
G) Acrescente uma unidade. Qual o total? O que foi preciso fazer?






Atividade 2
No Ábaco abaixo, Cristina representou um número.
Qual foi o número representado por Cristina?
(A) 1.314
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301

Atividade 3
Reconhecer a composição de números naturais.
Um garoto completou 1.960 bolinhas de gude em sua coleção. Este número é composto de:
(A) 1 unidade de milhas, 9 dezenas e 6 unidades.
(B) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
(C) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
(D) 1 unidades de milhar, 90 unidades.


Atividade 4
JOGO QUE FACILITA A COMPREENSÃO DA TROCA

  • Cada grupo terá um ábaco.
  • Cada jogador, na sua vez, joga o dado e compra tantas contas quantos forem os pontos obtidos no dado, colocando-os na haste da unidade. Cada vez que completar 10 unidades, retira as contas e coloca 1 na haste das dezenas. Feitas as trocas correspondentes, passa o ábaco para o próximo jogador.
  • Ganha aquele que primeiro colocar 1 conta na haste da centena.
Jogue várias partidas  até que perceba que os alunos compreenderam as regras de colocação de contas no ábaco.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário