sábado, 5 de setembro de 2015

Passo 2 (Equipe)  
ADIÇÃO
SUBTRAÇÃO
DIVISÃO
MULTIPLICAÇÃO

Um professor tem poder de influenciar e de estar atento ao processo inicial do conceito de números, pois o aluno tem que gostar e entender o que está sendo ensinado, fazendo uso de atividades que envolvam o seu cotidiano, como cita um dos textos que exemplifica o trabalho com cálculo, balas, lanchonete e parques.
Na matemática a adição tem sempre a ideia de reunir, acrescentar, ajuntar e somar, que adquirimos e transportamos para ambiente escolar. Por isso, as crianças devem ser ensinadas a construção do ponto de partida para aprendizagem da adição. Para o avanço do desenvolvimento do estudo da adição pode-se utilizar a técnica do “sobe um”, sendo possível fazer uso de outras técnicas com a percepção que o professor tem das mais adequadas formas de ensinar.
Os conhecimentos já adquiridos pelo professor são fundamentais para iniciar os conceitos de subtração, pelo fato das crianças associarem a subtração nos problemas apenas como um ato de retirar e não de comprar e completar. Por isso, quando a criança estiver no processo inicial da construção de números a intervenção do professor tem que ser de paciência.
A multiplicação é uma maneira singular que indica a adição de partes iguais, sendo comum que os alunos conheçam essa operação dessa forma. Por isso, se faz necessário que o professor use de muita paciência e dedicação, com observação de sua sala, para reconhecer e compreender as dificuldades dos alunos na compreensão da multiplicação.
Compreender o que a divisão significa na matemática, é objetivo do professor quando ensina os alunos dividir um número pelo outro. Para que isto ocorra, é necessário que o professor efetue um trabalho, onde as crianças usem experiências com situações espontâneas que elas repartam, dividam e distribuam. Nos jogos e nas brincadeiras com finalidades de ensinar noções básicas da divisão, o professor tem que estar atento para intervir, discutindo os critérios que foram usados para dividir. Dessa forma, facilitará a compreensão dos alunos da divisão.
Para tanto, na construção do pensamento matemático, quanto na construção do conceito de números, o professor tem que levar em conta as experiências vivenciadas pelas crianças, problematizando suas ações pedagógicas.



·                      Adição e Subtração 
·                      Divisão 
·                      Multiplicação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário